Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Quebra-molas Para Siriemas

Hoje resolvi dar uma pausa nas poesias e contar-lhes uma breve historia. Bem verídica por sinal. Sobre algo que presenciei hoje. Estou na cidade de Paramirim, sudoeste da Bahia, trabalhando na zona rural da mesma. Eis que fui a um povoado chamado Lajedo do Auroca que fica no alto de uma serra de acesso basicamente feito apenas por carros com tração 4x4. Enfim, uma vez que estávamos subindo a serra, eu ia apreciando a vista. Por se tratar de uma região ao sul da Chapada Diamantina, os morros e chapadas compõem um visual belíssimo!
Após cerca de uns 8km de subida ao redor da serra, chegamos ao topo deste e eis nos deparamos (o motorista Cocão, eu e a coordenadora da atenção básica da cidade) com um quebra-mola no meio da precária estrada (um pouco de barro outro tanto de pedras). Pensei comigo quando o avistei: "Por que um quebra-molas aqui? No meio do nada, no alto de uma serra? Numa estrada estreita e na qual é impossível se dirigir em alta velocidade?". Quando Cocão reduziu para passarmos pelo quebra-mola eis que uma siriema atravessa a pista em alta velocidade com direito a rápida parada ao fim travessia para nos dar aquela olhada desconfiada antes de seguir em seu caminho em alta velocidade pela vegetação espinhenta e semi-arbustiva do local.
Para quem não conhece as siriemas, elas são aves da família das Cariamidae, sendo que seu nome deriva do tupi e significa: nhandú com crista, algo com uma ema com crista. São aves de médio porte que preferem andar a correr do que voar, só fazem isto em último caso. Eu particularmente acho elas bem bonitinhas e simpáticas. Pena que não deu tempo de tirar uma foto da dita cuja.

                                                    Foto: Siriema.
                                                    Fonte: Nem tão bom e velho wikipédia.

Voltando ao evento, e para minhas perguntas: "Seria a presença da siriema o motivo do quebra-mola ali? Será que alguém já atropelou alguma e com dor na consciência resolveu colocar um ali para evitar que outro motorista fizesse o mesmo? Será que a siriema já está suficientemente acostumado com o quebra-mola ali que espera os carros reduzirem para atravessar como uma boa pedestre?"
Na verdade acho que se trata do tédio que me faz ter certas "viagens" para tornar minha real viagem mais interessante e gerar textos relativamente fúteis como este.


Nenhum comentário:

Postar um comentário