Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de março de 2011

1º Dia em Roma - Fontana de Trevi, Pantheon, Piazzas


Depois do calorzinho de barcelona, chegamos em uma Roma com cara de Londres, fria e chuvosa. Por uma dessas inexplicáveis coinscidências, voamos de Barcelona para Roma em companhia de uma família do Rio Grande do Sul que conhecemos na fila do embarque da Ryanair, que por sinal é um horror. O avião parece feito com tudo de segunda mão, além de conforto zero, por isso é a mais barata. O vôo em si, apesar de emitir alguns rangidos e balançar um pouco mais que os outros foi tranqüilo. Voltando a Roma, após chegamos ao hostel, isto lá pelas 23h da noite e lá sermos muito bem recebidos pela dona, Monica Parolo, descemos para comermos um pizza, idéia bem original né? Ao lado do Hostel tinha uma lanchonete providencial!
Após uma noite tranqüila fomos dar início a nossa jornada romana. Seguindo os conselhos de Monica, destrinchamos um mapa de Roma em 3 dias de roteiro, que seria o período que teríamos lá. O primeiro dele seria dedicado as "áreas externas e alguns templos", ou seja, praças, fontes e algumas igrejas ou templos. Incluímos aí a pedido de Mila, é claro, o Mercado de Porta Portese.
Como nosso hostel era próximo a Fontana de Trevi, iniciamos nossa andança por ela. Por sinal, o local é lindo. A fonte é imensa pessoalmente e muito bonita. Joguei as clássicas moedinhas acompanhadas de pedidos e tiramos fotos antes de partimos aos próximos destinos. Passamos por uma infinidade de praças e obelíscos, alguns egípcios de mais de 3 mil anos! Vou apenas citar nomes de alguns destes lugares, são eles: Piazza Colonna, Palazzo Chigi, Palazzo Montecitorio, Piazza di Montecitorio, Palazzo Madama, Piazza Madama, Piazza Navona (uma das pricipais e onde se encontra a embaixada brasileira), Campo de Fiori, Area Sacra. Um local em especial prefero falar separadamente, o Pantheon. Este templo foi erguido por Marco Agripa há uns 2 mil anos e o destaco porque, além de ser muito bonito, é lá que se encontra o túmulo de Rafael, um dos maiores pintores de todos, que lá foi sepultado a pedido do próprio no século XVI. Após todos estes lugares repletos de fontes de Bernini, atravessamos a Ponte Garibaldi sobre o rio Tevere e fomos ao Mercato di Porta Portese, onde se vende de tudo, original ou nem tanto a preços bem acessíveis. Encerramos o dia subindo a Via del Corso (pricipal avenida do centro de Roma) em direção a Piazza del Popolo, passando pelo Mausoleo Augusto e a Ara Pacis. Na Piazza del Popolo estava tudo arrumado para o carnaval, que começa antes do nosso. Subimos até a Piazza Napoleone I e seguimos até a Villa Medici e a Trinità del Monti, descendo para a Piazza Spagna, onde fomos brindados com uma exibição do clássico carnaval romano, onde pessoas vestidas com roupas de épocas medievais desfilavam acompanhadas por uma banda tocando músicas da época. Muito legal!
E este foi o primeiro de mais exaustivo dia em Roma, até a próxima!

Fontana de Trevi

O Pantheon
O túmulo de Rafael
Dentro do Pantheon
Piazza Navona
Rio Tibre
Piazza del Popolo
Piazza Napoleone I
Trevi à noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário